A Câmara de Comércio El Salvador Brasil, presidida pelo Sr. Vidal Sorto Rubio, tem a honra de encerrar mais um ano, repleto de sucessos, realizações, conquistas e projetos, tanto no Brasil, como em El Salvador.

Vários projetos sociais sendo implantados em El Salvador por empresários brasileiros, como reconhecimento pelo trabalho de segurança, educação e saúde do atual governo salvadorenho, presidido pelo Sr. Nayib Bukele.

As Instituições envolvidas são o Gabinete de Segurança Nacional de El Salvador composto pelos Senhores, General René Francis Merino Monroy, Ministro de Defesa, Francisco Alabi, Ministro da Saúde, Gustavo Villatoro, Ministro de Justiça e Segurança Pública e Mauricio Arriaza Chicas, Diretor Geral da Polícia Nacional Civil.

Dentre esses projetos, destacam-se algumas missões comerciais: A primeira para levar tecnologia para a área de transportes e segurança pública, em El Salvador, presidida pela empresa paraguaia TSV del Paraguay e a empresa brasileira DIGITRO.

O segundo projeto conta com o investimento de mil milhões de dólares, sendo 500 milhões para o sistema habitacional de El Salvador, com construções de casas populares e de médio porte, em diferentes cidades do país e, 500 milhões para o projeto de transporte urbano e interdepartamental, com implantação de programas e aquisição de ônibus novos, a fim de trocar as unidades com tempo de uso, sendo retiradas de circulação.

Ambos projetos terão contrapartida do Governo Salvadorenho, os quais estão em análise final pelos seus titulares sendo a Ministra de Habitação, Sra. Michelle Martha de Castro e o Ministro de Obras Públicas e Transporte, Sr. Romeo Herrera, para assim concretizar.

Essa é uma ótima oportunidade para agradecer a confiança de cada um dos excelentes profissionais que fazem parte da Câmara e para dizer que em 2024 continuaremos nosso valioso trabalho, com muita dedidicacao e alcançaremos ainda mais metas.

Que o ano que está começando venha cheio de energia e felicidade!

Obras Públicas destinará $352.4 milhões para projetos de interesse nacional, em El Salvador

O Ministério das Obras Públicas (MOP) de El Salvador planeja alocar $352,415,695 para vários projetos de interesse nacional no próximo ano. Esse investimento abrangerá a construção de um viaduto e a expansão da estrada Los Chorros, em La Libertad, com um orçamento de $182.40 milhões.

Os trabalhos de limpeza e levantamento topográfico para este megaprojeto tiveram início em 24 de outubro e se estima que durem três anos.Além disso, $30.82 milhões serão destinados para a construção de infraestrutura como parte do Plano de Controle Territorial (PCT), uma iniciativa do presidente Nayib Bukele desde junho de 2019, visando combater a atividade das gangues.

Outros $19.62 milhões foram alocados para a construção de infraestrutura educacional em todo o país. O Governo está promovendo a reforma “Minha Nova Escola”, abarcando a capacitação de professores, melhorias na infraestrutura, fornecimento de alimentação escolar e equipamento tecnológico para os estudantes.

Fonte: https://diarioelsalvador.com

El Salvador lança seu primeiro pool de mineração

O governo de Nayib Bukele em aliança com as Empresas Vulcano Energy e Luxor Technology lançaram oficialmente o primeiro pool de mineração da Bitcoin de El Salvador chamado Lava Pool.

Com isso, El Salvador se torna o primeiro país do MUNDO a ter seu próprio pool de mineração de Bitcoin, que será impulsionado por energia geotérmica proveniente dos vulcões do país.

Quais são os planos de Bukele?

Como parte da aliança, 23% dos ganhos gerados pela Lava Pool e pela Vulcão Energy (a principal empresa mineira da Bitcoin em El Salvador) pertencem ao governo de El Salvador.

E de acordo com o próprio Bukele, o governo reinvestirá todos os lucros da mineração em infraestruturas que melhorem o sistema energético e estimule o crescimento tecnológico do país.

Visita de Cortesia ao Ministro João Roma

No dia 19 de janeiro de 2022, o Sr. Vidal Sorto Rúbio, Presidente da Câmara de Comércio El Salvador-Brasil, foi recebido em audiência pelo Sr. João Roma, Ministro de Estado, Ministério da Cidadania do Brasil.
O mesmo foi recebido em seu despacho Ministerial em Brasília – DF.
Este encontro especial, vem a incrementar as relações comerciais , culturais, econômicas e sociais entre as autoridades de El Salvador e do Brasil.
Dentro do mesmo encontro o Sr. Ministro foi convidado por ato da Diretoria Executiva da Câmara, para ser o novo Sócio Honorário, distinção à pessoas que se destacam pelos serviços prestados no âmbito governamental e empresarial entre o Brasil ou El Salvador.

NOVO SÓCIO HONORÁRIO

O Presidente da Câmara de Comércio El Salvador Brasil – CCESB, Sr. Vidal Sorto Rubio, foi recebido na tarde de ontem (26/03) pelo Sr. Leonardo Góes Silva, Presidente da EMBASA, do Estado da Bahia, em seu gabinete.

Nesta visita o Presidente, Sr. Sorto Rubio, fez a entrega da proposta para receber o título de Sócio Honorário, em data cerimonial a combinar, ao Presidente Sr. Leonardo Góes Silva.
A mencionada horaria é oferecida por ato da diretoria executiva da CCESB a altas autoridades da iniciativa privada e governamental que tenham prestado relevante serviço a El Salvador e ao Brasil.
No mesmo encontro houve uma explanação de motivos da economia, cultura e turismo salvadorenha e brasileira, ambos se comprometeram a incentivar essa relação de cordialidade.

VISITA DE CORTESIA

Na tarde de ontem, 10/01/2024, o Presidente da Câmara de Comércio El Salvador Brasil, Sr. Vidal Sorto Rubio, foi recebido pelo Sr. Rafael Miranda Neiva, Superintendente da Caixa Econômica Federal, na cidade de Feira de Santana- BA, em seu gabinete.

No encontro, o Superintendente falou sobre os novos tipos de financiamento, inclusive pra área de agronegócios, que encontra-se disponível para empresários deste segmento.

Também houve a explanação de assuntos sobre a cultura e turismo salvadorenha e brasileira, ambos se comprometeram a incentivar essa relação de cordialidade.

NOVOS SÓCIOS DIRETORES

Na última segunda-feira, dia 06 de novembro de 2023, o Presidente da Câmara de Comércio El Salvador – Brasil, Sr. Vidal Sorto Rubio, recebeu em seu gabinete os empresários do agronegócio e da área de transporte, os senhores Otom Luiz Santos Oliveira Júnior e Harley Farias Agra Nobre, diplomados novos Sócios Diretores da Câmara, onde estavam acompanhados pelo empresário Sr. Antônio Roberto de Almeida.

 Na ocasião, o Presidente deu as boas-vindas e agradeceu a confiança dos novos associados, ressaltando que a Instituição serve além de prospecção de negócios, incrementar as relações comerciais, culturais e industriais entre os empresários e autoridades governamentais do Brasil e El Salvador. Ato que foi de festa.

El Salvador está em uma reinvenção do Estado

Com 202 anos de Independência e soberania, El Salvador está se tornando uma nação próspera e futurista.

A independência salvadorenha foi criada há 202 anos, em 15 de setembro de 1821, sob os ideais da soberania para as cinco nações que buscavam se libertar do reinado espanhol.
Desde então e com o percurso de dois séculos, El Salvador vem se configurando como uma nação soberana, buscando garantir o bem-estar comum da população.

Para os analistas David Hernández, Mauricio Rodríguez e Marvin De Paz, atualmente o país está passando por um processo de “reinvenção” com a chegada do presidente Nayib Bukele ao Executivo.

Hernández destaca que a mudança de rumo que o presidente Nayib Bukele deu permitiu que El Salvador passasse de uma nação que estava sob o comando de outras potências para

Fonte: https://diarioelsalvador.com/

No dia 07 de outubro de 2023, durante sua missão comercial em El Salvador, o Cônsul Vidal Sorto Rubio, Presidente da Câmara de Comércio El Salvador- Brasil, reencontrou a Miss Universo norte- americana, R’Bonney Gabriel que estava em El Salvador fazendo reconhecimento do país, onde acontecerá a próxima edição do Concurso Miss Universo, em novembro deste ano.

Na ocasião a R’Bonney Gabriel foi recebida pelo Presidente de El Salvador, Sr. Nayib Bukele, em seu gabinete, e trocaram informações sobre o turismo e a segurança em El Salvador, motivo pelo qual em reconhecimento a este árduo trabalho, os organizadores do concurso, decidiram realizar este grandioso evento mundial na capital salvadorenha e demais centros turísticos

MISSÃO COMERCIAL EM EL SALVADOR

No dia 03 de outubro de 2023, o Cônsul Vidal Sorto Rubio, Presidente da Câmara de Comércio El Salvador-Brasil, realizou uma missão comercial, acompanhado por empresários brasileiros. Dentro da agenda de trabalho, consta visita ao Ministério da Habitação, cuja titular Sra. Michelle Martha de Castro, os recebeu em seu gabinete Ministerial.

Neste encontro, foi discutido o interesse em investir 500 milhões de dólares no sistema habitacional. Em contrapartida a Sra. Ministra ofereceu loteamentos propriedades da FONAVIPO afim de baixar os custos para as pessoas interessadas.

Na ocasião, a comitiva foi acompanhada pelo empresário salvadorenho, Sr. José Roberto Rodriguez.No primeiro encontro a Sra. Ministra determinou uma reunião técnica com diretores e assessores da FONAVIPO no dia 6 de outubro de 2023. O objetivo principal deste encontro foi identificar os loteamentos oferecidos como contrapartida pelo Governo de El Salvador, presidido pelo Sr. Presidente Nayib Bukele.

Essas obras terão um grande impacto positivo em benefício das classes mais carentes de baixa e média renda.

Com essa iniciativa da Sra. Ministra, acredita-se que os custos serão menores que os já existentes e que formarão parte do programa de trabalho do atual e futuro Presidente da República de El Salvador, Nayib Bukele.

MISSÃO COMERCIAL EM EL SALVADOR

No dia 3 de outubro de 2023, o Cônsul Vidal Sorto Rubio, Presidente da Câmara de Comércio El Salvador-Brasil, em missão comercial juntamente com empresários brasileiros e com a presença do empresário salvadorenho Sr. José Roberto Rodrigues, realizou uma reunião de trabalho com o Ministro de Obras Públicas e Transporte de El Salvador, Sr. Romeo Herrera, em seu gabinete, onde os investidores fizeram uma explanação sobre o projeto de transporte urbano e interdepartamental a ser implantado em El Salvador.

O mencionado projeto consiste na troca de 5 mil unidades, assim como programas sociais que serão desenvolvidos, sendo de grande benefício para estudantes da educação pública, funcionários públicos e usuários em geral.
Este projeto terá inicialmente um investimento de 500 milhões de dólares, provenientes de investidores internacionais, com a contrapartida subsidiada pelo governo de El Salvador através do Ministério de Obras Públicas, Vice Ministério de Transporte e Direção Geral de Transporte Terrestre.

O Sr. Ministro Romeo Herrera ficou bastante impressionado com o projeto, que contribuirá muito para o bem-estar dos salvadorenhos, garantindo que ele será analisado pelo Sr. Presidente da República, Nayib Bukele, que com certeza o abraçará.

Durante este primeiro encontro, foi agendada uma reunião técnica no dia seguinte com o Diretor Geral de Transporte Terrestre e sua equipe no Vice Ministério de Transporte. Ambas as autoridades elogiaram este projeto por sua organização operacional, assim como o investimento financeiro que consta.

Segundo o Presidente da Câmara, Sr. Sorto Rubio, este é o início de vários projetos sociais que serão implantados em El Salvador por empresários brasileiros, como reconhecimento pelo trabalho de segurança, educação e saúde do atual governo salvadorenho, presidido pelo Sr. Nayib Bukele, que está desenvolvendo com muita eficiência.